quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Em busca da felicidade

  

 Baseado em fatos reais o filme Em Busca da  Felicidade traz um drama de um pai que faz o possível e o impossível para cuidar de sua família, mas nunca possui o dinheiro necessário para isso. Chris Gardner feito pelo ator Will Smith emprega todo o seu dinheiro na compra de scanners que é usado em consultórios médicos para realizar exames e com eles tenta vende-los para sustentar sua família. O que ele não sabia é que muitos médicos não queriam investir tanto, pois o aparelho era muito caro e assim era bastante difícil conseguir vender a máquina.
   Neste filme você verá que a persistência faz parte daqueles que desejam atingir os seus objetivos , deixando de lado todas aquelas pessoas que te dizem que você, não vai conseguir , que você não é capaz ou limitado . A única pessoa que pode colocar limite em você é você mesmo .

Bom Filme

Um forte abraço e boas vendas

Roberto Lopes

Você sabe o que é comunicação não verbal ?

As palavras que dizemos,ouvimos ou lemos são somente uma pequena parte do modo como nos comunicamos com os outros.Os especialistas estimam que,em situações de contato pessoal,pelo menos 70% da comunicação é não-verbal.

O que é comunicação não-verbal? É tudo o que não dizemos:nossa linguagem corporal, o que fazemos,como agimos e reagimos e o que demonstramos aos outros quando estamos com eles.Há nove dimensões básicas na comunicação não-verbal. Os profissionais do atendimento tem que ser altamente conscientes de cada uma delas.

1.Proximidade. Mantenha uma conversa com um colega de trabalho posicionando-se a uma distância aproximada de um braço dele.Após alguns minutos,avance até que seus narizes estejam a 15 cm um do outro.Você se sente incomodado?A maioria das pessoas também.Isso será igualmente verdade se você estiver de pé a 1,80 m de distância dele.As “zonas de conforto”variam de cultura para cultura.A maioria dos americanos,por exemplo,prefere manter uma distância de 45 a 60 cm como seu “espaço”.Os europeus,exceto os ingleses,tendem a se sentir à  vontade a uma distância menor.

2.Contato visual. Fazer contato visual mostra que você vê os clientes e lida com eles individualmente,que presta atenção neles.Nessa questão,é necessário atingir um equilíbrio:em muitas culturas,as pessoas que não olham nos olhos são consideradas falsas ou até mesmo desonestas,mas o cliente pode se sentir incomodado se você o encarar demais.

3.Silêncio. Você pode se comunicar-e de fato faz isso-mesmo quando não está dizendo nada.Permanecer calado enquanto os clientes estão falando é uma regra básica de boas maneiras,enquanto que assentir com a cabeça mostra a eles que você está escutando e compreendendo suas palavras.O silêncio prolongado,porém,pode fazer com que o cliente pense que você está distraído ou que discorda do que ele diz.Um “sim” ou “entendo” ocasional mostra que você continua ouvindo sem interromper.

4.Gestos. Gestos fechados-por exemplo,braços cruzados e tensos,mãos nos bolsos ou punhos cerrados-criam barreiras não verbais.Gestos abertos convidam as pessoas a penetrar em nosso espaço e mostram que nos sentimos bem com sua proximidade.Muitos dos nossos gestos são inconscientes(algumas pessoas cruzam os braços quando estão com frio).Portanto,procure ficar atento ao que você está fazendo no sentido não-verbal quando estiver lidando com clientes.

5.Postura. “Fique com a coluna reta”,sua mãe sempre dizia,e ela estava certa.Uma boa postura transmite confiança e competência.Inclinar-se levemente para a frente enquanto o cliente fala demonstra que,para você,o que ele está dizendo é importante e interessante.

6.Expressão facial. Todos nós conhecemos os sinais:sombrancelhas erguidas mostram surpresa;um piscar de olhos,concordância ou aliança;lábios fortemente cerrados,oposição;um sorriso aberto,simpatia.Seu rosto “fala”,mesmo quando você não está usando a voz.

7.Contato físico. O que é ou não é apropriado hoje em dia varia de acordo com a circunstância e as pessoas envolvidas.O mais comum em termos de contato físico é um aperto de mão,enquanto tocar no braço da outra pessoa ou colocar um braço sobre o seu ombro podem ser gestos muito pessoais.A regra mais adequada para a maioria das situações profissionais é:”Menos é sempre melhor”.

8.Olfato. Esse talvez seja o menos compreendido dos nossos sentidos,mas é importante no atendimento que envolve proximidade com clientes.Tenha cuidado com perfumes e colônias fortes,pois algumas pessoas são sensíveis ou alérgicas a eles.Não se esqueça também de que o cheiro de cigarro no ar pode ser considerado desagradável,sobretudo nessa época em que o número de fumantes é cada vez menor.

9.Aparência geral. Exatamente como no teatro,você precisa representar seu papel.A escolha da roupa-de um terno a um jaleco-depende do trabalho que você faz,do que quer transmitir aos cliente e,sobretudo,do que eles esperam ver.Qualquer que seja o caso,uma coisa sempre será verdade em relação a aparência:limpeza e arrumação indicam competência.(Pessoas de aspecto desleixado podem ser tão ou mais competentes que outras,é verdade-mas precisarão trabalhar muito mais para provar isso ao cliente!)


Um forte abraço e boas vendas

Dicas de livros



 Pequenas coisas fazem a diferença! E é você quem determina se quer ou não esta mudança. Continuar na mesma, avançar um pouco ou progredir notoriamente são opções tomadas livre e individualmente.
  Enxergar a realidade ao nosso redor de forma distorcida ou não enxergar é, sem dúvida, um dos principais entraves para crescimento pessoal. Primeiramente, então, faz-se necessária uma nova e coerente visão para as oportunidades se descortinarem.
  Auto-estima é fator interno. Conheça-se, pois é preciso uma integração de suas capacidades mentais. Sabe quais são elas? Não se esqueça que você é realizador dos seus sonhos, administrador dos seus objetivos e gerenciador de suas metas. Já pensou nisto? Então, comece a pensar diferente que o mundo já não é mais o mesmo. Deixe seu positivo sobressair-se e do negativo extraia o positivo.
  Erros são oportunidades de aprender o que não se deve fazer e que não somos perfeitos, trate-os com positividade. Trabalho é oportunidade de ascensão, goste dele, senão não existirá santo que te ajude a subir. Estar preparado é oportunidade de conquista. Mas, lembre-se: haverá sempre o livro que não leu, o curso que não fez. Se não buscar algo a mais, continuará tudo na mesma. Se esperar saber tudo para se lançar, nunca irá.
  Busque o que deseja com vontade e grandeza. Sem pressa nenhuma, comece imediatamente.


Boa leitura

Um forte abraço e boas vendas

Você se comunica bem com sua equipe?


  Se a mensagem que o líder transmite não for compreendida pelo grupo, são grandes as chances de os objetivos traçados não serem alcançados e os resultados da empresa naufragarem. Pensando nisso, você não acha que um líder que não se comunica bem está fadado ao fracasso? A habilidade de comunicação dele é o reflexo do poder pessoal de influenciar os liderados e a grande responsável pelo estabelecimento do processo de concretização da liderança.
  As dificuldades começam a aparecer quando se confundem duas capacidades completamente diferentes, embora complementares entre si. Muitas vezes, o líder sabe falar bem, mas sua maneira de expressar as ideias, por exemplo, é muito confusa. Isso quer dizer que ele não se comunica bem.
  O contrário também ocorre. O líder sabe claramente quais são suas ideias e o que precisa ser feito, mas não sabe falar nem transmiti-las de forma clara e envolvente. Assim, a equipe não entende qual o objetivo das palavras, ou seja, ele não fala bem. Para obter uma comunicação adequada, deve-se considerar dois pontos importantes: o nível da informação e a forma de transmiti-la. Eles são fundamentais para garantir resultados com a equipe.
  Preste atenção nos números a seguir. Segundo o psicólogo americano Albert Mehrabian, um dos pioneiros no estudo da linguagem corporal, a palavra representa 7% da comunicação, o tom de voz 38%, enquanto a linguagem não verbal é responsável por 58%. Isso mostra que voz, gestos, aparência e postura podem tanto ajudar como atrapalhar a liderança.
  Observe a contradição de um líder ao falar sobre calma, paz e serenidade, mas de uma forma agressiva e irritada. Ou ainda sobre entusiasmo, vitalidade e alegria, porém de maneira triste, sem vida e de modo melancólico. Ao falar sobre algo e demonstrar outra coisa com seu corpo, o líder pode gerar ruídos na comunicação com seu grupo, não conseguindo assim exercer a influência necessária.
   O ideal é que haja coerência entre forma e conteúdo. A clareza do conteúdo se relaciona a falar o que precisa ser dito de modo simples e objetivo, com a sequência coerente dos assuntos, de maneira estruturada em começo, meio e fim, respeitando o vocabulário e o nível cultural dos liderados. Já a clareza da forma se traduz em beleza ao falar, uso preciso da voz, elegância e harmonia dos gestos, cumplicidade no olhar, aparência bem cuidada e zelo para causar boa impressão.
  Muitos líderes, ao falarem com a equipe, parecem perder a espontaneidade, passando até mesmo certa insegurança, o que é bastante prejudicial para a comunicação. O líder deve ter uma postura adequada às expectativas e necessidades dos colaboradores. Por meio das palavras e da postura, ele precisa passar para todos do seu grupo credibilidade e confiança. Com isso, certamente irá proporcionar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Um grande abraço,