terça-feira, 7 de setembro de 2010

É necessário se aprofundar no atendimento


 Quando cliente entra na sua loja ,o que você faz ?  Eu aconselho que neste momento você largue tudo o que está fazendo , pare a conversa , solte o telefone porque chegou na loja a peça mais importante de qualquer negócio, é ele quem coloca o café, o pão e o leite na sua mesa, é ele que compra as suas ideias e compra o seu produto e melhor ainda é ele que te indica para outras pessoas do seu relacionamento , para o seu ciclo de amizades , ele divulga a sua marca é o seu melhor propagandista , então não perca essa oportunidade de atender com toda a sua atenção uma pessoa tão importante para você .
  Mais a realidade que eu tenho visto em lojas que tenho passado como cliente é um assustador oposto , uma grande inversão de valores , falta de profissionalismo, descaso, pré julgamento , falta de importância e um ponto mais marcante a falta de técnica e treinamento  , não conhecem os produtos e não fazem questão de aprender, não se tem os menores argumentos para se manter o cliente na loja , para cativar e encantar o cliente , na verdade parece que o cliente chega para atrapalhar o trabalho ,outra grande inversão por que na verdade ele é o trabalho e não pode ser o cara que interrompe o trabalho de alguém que precisa atender e vender , estranho não é ? Mais é o que acontece . 
  Precisamos entender que um cliente quando entra em nossa loja ele tem uma necessidade , e o trabalho de quem está atendendo é identificar qual é a sua real necessidade , quais são as suas dúvidas , seus medos de investir no novo , onde ele viu algo parecido , o que chamou a sua atenção , como ele ficou sabendo deste produto , ou seja precisamos investir muito tempo sondagem com perguntas que abram um diálogo .
  Não tenha medo do seu cliente e ele é gente como você ,possui as mesmas necessidades , agora se eu não me aprofundar no atendimento , não investir tempo levantar informações eu vou ter uma noção rasa demais do que ele realmente veio buscar , veja a foto do Iceberg ,o cliente se apresenta como ele na loja com interesses superficiais , se você não se aprofunda , investe tempo dificilmente vai descobrir , reais necessidades , objetivos , limites e reais intenções . Sendo assim siga o meu conselho invista mais tempo no seu atendimento , converse mais com o seu cliente , busque conhecimento você só tem a ganhar .

Boa sorte e bom trabalho .

Roberto Lopes

Palestrante e treinador

Um não também motiva

Nunca vou me esqueçer da festa de 70 anos do meu pai , foi marcante porque na verdade foi uma festa de despedida , meu pai já havia descoberto que estava com câncer e que o final estava próximo . Outra coisa que me marcou muito aquele dia foi um frase que meu irmão mais velho , Rogerio , comentou ... No final as pessoas faziam fila para gravarem um depoimento falando o grande cara que era o meu pai , e na hora que meu irmão foi falar ele resumiu seu depoimento na seguinte frase : "Pai , obrigado por me dizer não." Naquela hora eu mesmo fiquei sem entender , por que já havia montado o meu discurso , e passei a noite pensando na profundidade e na verdade daquela frase .

Falar um ou muitos nãos é muito importante , e ouvir é mais importante ainda , pois nós realmente ouvimos muitos nãos dele que nos impediram de cair em alguns buracos que poderiam não ter volta .

Hoje que sou pai de 3 meninos , explico para eles que o não é necessário se até Jesus ouviu um não do Pai dele , " Pai se possível afasta de mim esse cálice ..." resposta :" Não , tudo isso é para que se cumpra o plano que foi elaborado por mim ..."
O não também motiva quando pensamos de modo contrário , precisamos pensar mais assim ... "Eu não vou fazer mais as coisas desse jeito , vou mudar a minha maneira de fazer ." ou então " Eu não vou continuar fazendo as coisas que já sei , eu vou buscar conhecimento daquilo que ainda não sei ." ou ainda então , " Não adianta continuar nessa prática , preciso mudar e vai ser hoje que vou mudar a minha conduta ." E por ai vai o não te motiva a esquecer coisas erradas , a não fazer mais coisas erradas a sair da inercia , a tomar novas iniciativas e te ajuda também a parar e refletir sobre o que seria de nós se não , não existisse e tudo fosse sim ...

Boa sorte e bom trabalho

Roberto Lopes
Palestrante e Treinador

A zona de conforto


  Todos nós temos uma tendência muito forte pela zona de conforto, se não tivermos em nossas vidas pessoas que cobrem resultados , cobrem algo novo ou ainda a iniciativa para dar o primeiro passo de uma longa jornada é bem provável que fiquemos para trás .
   Quem trabalha com vendas entende muito bem o que estou afirmando , pois a rotina , influências , o ambiente de trabalho e as mazelas ( há as famosas mazelas, daqueles que vivem insatisfeitos com tudo não é mesmo ? ) . Vamos aproveitar e conhecer o que significa esta palavra : Relacionado a mazela , infelicidade , preguiça , indisposição e desgraça ; por ai começamos a entender como essas mazelas estão ligadas diretamente a zona de conforto . 
   Por conta desses fatores as pessoas param no tempo acham que trabalham demais para o salário que recebem , acham que alguns estão sendo mais beneficiados ou ainda que nunca serão reconhecidos e tem ainda aqueles que ficam aguardando um elogio para tomarem uma iniciativa , já viu isso ? " Se me elogiassem eu voaria , daria 100% , hoje só vou de 40% mesmo , ninguém me vê aqui , se me elogiassem...
   Não espere nada de ninguém faça você mesmo , por que você auto motivado , vai influenciar outras pessoas e com isso todos vão se admirar do seu trabalho, pense que você só será reconhecido se fizer o algo a mais , sempre foi assim com todas as pessoas que obtiveram destaque nas empresas ou em qualquer profissão . Agora se você ficar na zona de conforto achando que tudo vai melhorar ,"zecapagodeando" a vida , deixa a vida me levar ,vida leva eu ... ai realmente vai ficar difícil .
  Outro conselho importante afaste-se de pessoas negativas e insatisfeitas , ande com quem possa te agregar conhecimento , tenho certeza de que assim as coisas vão mudar positivamente na sua vida pessoal e profissional .

  Boa sorte e bom trabalho

Roberto Lopes
Palestrante e Treinador